terça-feira, 12 de abril de 2011

CORDILHEIRA DOS ANDES

Cordilheira dos Andes
Fotografia aérea de uma porção dos Andes entre a Argentina e o Chile.
Fotografia aérea de uma porção dos Andes entre a Argentina e o Chile.
Altitude máxima 6962 m (22 841 pés)
Comprimento 7000 km
País(es) Argentina
 Bolívia
 Chile
 Colômbia
Equador
 Peru
 Venezuela
Cumes mais altos Aconcágua
Sopé 500 km
Extensão da Cordilheira dos Andes na América do Sul.

Extensão da Cordilheira dos Andes na América do Sul.
A Cordilheira dos Andes (em língua quechua: Anti(s)) é uma vasta cadeia montanhosa formada por um sistema contínuo de montanhas ao longo da costa ocidental da América do Sul, sendo a formação geológica da mesma datada do período Terciário. A cordilheira possui aproximadamente 8000 km de extensão. É a maior cadeia de montanhas do mundo (em comprimento), e em seus trechos mais largos chega a 160 km do extremo leste ao oeste. Sua altitude média gira em torno de 4000 m e seu ponto culminante é o pico do Aconcágua com 6962 m de altitude.
A Cordilheira dos Andes se estende desde a Venezuela até à Patagônia, atravessando todo o continente sul-americano, caracterizando a paisagem do Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador e Colômbia, também conhecidos como países Andinos.
Nos territórios da Colômbia e da Venezuela a cordilheira se ramifica e se prolonga até quase alcançar o Mar do Caribe. Em sua parte meridional serve de longa fronteira natural entre Chile e Argentina. Na zona central, os Andes se alargam dando lugar a um planalto elevado conhecido como Altiplano, partilhado pelo Peru, Bolívia e Chile. A cordilheira volta a estreitar-se no norte do Peru e se alarga novamente na Colômbia para estreitar-se e dividir-se ao entrar na Venezuela.

Zonas

Andes Setentrionais

Ao Sul da Colômbia, na fronteira com o Equador, os Andes constituem uma só cordilheira com picos vulcânicos de até 5000 m de altitude, mas para o norte se divide rapidamente em duas cordilheiras chamadas respectivamente Ocidental e Central, e da Central se desprende a Oriental.
A Cordilheira Central está separada da Ocidental, uma distância média de 400 m, por uma falha geológica ocupada pelo rio Patía ao sul e pelo rio Cauca ao norte. A Cordilheira Oriental gradualmente se separa para o leste criando a bacia do rio mais importante da Colômbia, o rio Magdalena. Esta cordilheira se estende para o norte e penetra o território venezuelano de onde adquire o nome de Cordilheira de Mérida, cuja continuações naturais dão passo a formação Lara-Falcón e tem uma distante relação com a Cordilheira Central e a Cordilheira Oriental.
Andes visto de Santiago
O braço ocidental, chamado Serranía del Perijá, se desprende desta para o norte formando a fronteira natural entre Colômbia e Venezuela, e gradualmente vai perdendo altitude, alcançando o Caribe em Punta Gallinas na península de La Guajira, no extremo norte da Colômbia. Em el Perijá se aproxima a Sierra Nevada de Santa Marta formando um vale rodeado pelo rio Cesar. A Sierra Nevada de Santa Marta é a estrutura montanhosa mais alta da Colômbia: 5775 m.
As três Cordilheiras possuem picos, principalmente, de formação vulcânica de mais de 4 km. A Cordilheira Central e a Oriental tem picos de mais de 5 km cobertos de neve permanentemente. Muitos destes vulcões são ativos e já causaram destruição e mortes no passado devido às explosões de gás e cinza, como também às avalanches de gelo e lodo. O ocidente do país está sujeito a uma maior atividade telúrica, o que demonstra a instabilidade de sua natureza geológica. Ao noroeste da Cordilheira Ocidental aparece um sistema montanhoso chamado Serranía del Baudó, que continua pelo Darién girando ao oeste para o Panamá.
As cidades mais importantes dos Andes Setentrionais são:

Andes Centrais

Os Andes Centrais se estendem desde o Nudo de Pasco até o Macizo de las Tres Cruces. A disposição dos cabos montanhosos é de dois cabos separados por um Altiplano. A altura máxima nesta região é o Nevado Sajama (6.542 m) e o Pissis (6.882 m). Se originam dois rios, o Titicaca e o Poopo. Os planaltos interiores são os pampas bolivianos, com clima árido quente, e o bioma predominante é desértico. A população se concentra mais no Altiplano e nas costas.

[editar] Clima

Devido à extensão no sentido dos meridianos, os Andes incluem distintas zonas climáticas. O clima da (clima semi-árido) zona tem variação constante, assim como a sua vegetação. O clima frio com nevascas em altitude muito comuns é predominante.

Picos

Composição de imagens de satélite da parte sul da cordilheira.
O norte do Chile e da Argentina compartilham os picos mais altos dos Andes, seguidos pela Cordilheira Branca, localizada no Peru, a Cordilheira Real da Bolívia e os Andes Equatorianos.
Seu maior cume é o Aconcágua (na Argentina): com 6962 m de altitude, é o ponto mais alto do continente americano. No sul do Peru, próximo de Cuzco, encontra-se o Nudo de Vilcanota, que alcança seu ponto mais elevado no Monte Ausangate (6380 m).
Nesta cordilheira está localizado o glaciar de Quelccaya, um dos dois únicos glaciares planos na zona tropical do planeta. Esta singularidade há permitido estudar em seus gelos as mudanças climáticas ocorridas no trópico desde a última era glacial.

Picos mais altos

Os picos mais altos são (altitudes em metros):
  1. Aconcágua - (6962) Argentina
  2. Ojos del Salado - (6891) Argentina/ Chile
  3. Monte Pissis - (6793) Argentina
  4. Bonete Chico - (6850) Argentina
  5. Mercedario (6770) Argentina
  6. Huascarán - (6768)  Peru
  7. Llullaillaco - (6739) Argentina/ Chile
  8. Yerupaja - (6635)  Peru
  9. Tupungato - (6570) Argentina/ Chile
  10. Nevado Sajama - (6520)  Bolívia
  11. Illimani - (6438)  Bolívia
  12. Illampu - (6421)  Bolívia
  13. Ausangate - (6380)  Peru
  14. Vulcão Parinacota - (6362)  Bolívia/ Chile
  15. Chimborazo - (6310) Equador
  16. Salcantay - (6271)  Peru
  17. Cerro Plata - (6000) Argentina
  18. Licancabur - (5920) Bolívia/ Chile
  19. Cotopaxi - (5897) Equador
  20. Nevado del Huila - (5700)  Colômbia
  21. Cerro Vallecitos - (5500) Argentina
  22. Nevado del Ruiz - (5389)  Colômbia
  23. Tungurahua - (5016) Equador
  24. Pico Bolívar - (4980)  Venezuela

Argentina

Aconcágua, Argentina

Fronteira Argentina-Chile

[editar] Bolívia

Fronteira Bolívia-Chile

Licancabur, fronteira Bolívia - Chile

Chile

Colômbia

Equador

Chimborazo, Equador

Peru

Alpamayo, Peru

Venezuela

Pico Bolívar, Venezuela

Nenhum comentário:

Postar um comentário