sábado, 21 de janeiro de 2012

PEQUENAS ILHAS DA ESPANHA NA COSTA DO MARROCOS, UM PATRIMÔNIO

Abaixo ilhas da Espanha na costa do Marrocos:
Ficheiro:Velez de la Gomera.jpg 

Ficheiro:Mapa del sur de España neutral.png
O Ilhote de Vélez de la Gomera (Peñón de Vélez de la Gomera em língua espanhola, literalmente "Penedo de Vélez de la Gomera") encontra-se na costa norte de África, no mar Mediterrâneo a 119 quilômetros ao sudeste de Ceuta
O penedo até 1934 era considerado uma ilha, porém após uma tempestade, foi depositada areia no canal que a separava do Marrocos, ligando-a a terra por essa estreita faixa de areia que possui 85 metros de comprimento. Como a ilha é uma das possessões espanholas, pode considerar-se esta faixa de terra a menor fronteira terrestre do mundo.
Comprime-se no sentido noroeste-sudeste por cerca de 400 metros a uma largura que não ultrapassa os 100 metros, abrangendo o total de 19 000 metros quadrados ou 0,019 km².
O rochedo é dominado por duas montanhas da costa, Cautil e El Baba, entre elas corre o fluxo do Rio Tómeda (Bades).
Vélez, Bélez, Beles, Belis (dos antigos textos portugueses) Bades, ou Badis era uma cidade situada na costa em frente do ilhote na desembocadura do rio Bades.
A cidade chamou-se Bades, correspondente à cidade chamada Parietina no Itinerário de Antonino. Depois é chamada Belis e Gomera. Este último nome vem do da tribo dos Ghomaras (em árabe : ḡumāra, غمارة) do grupo dos Masmouda que habitavam a região.
Na Idade-Média a região é arborizada e fornece a madeira necessária à construção naval. Em 1162, o Emir almóada Abd al-Mumin dá ordem para fortificar as costas, e manda construir cem navios nos portos de Tânger, Ceuta, Badis e nos outros portos do Rif.
A 23 de julho de 1508, uma frota espanhola comandada por Pedro Navarro, venceu os "piratas" que defendiam a ilha. Em 1522 Moulay Mohammed, senhor do território, conseguiu tomar de volta o rochedo até que, a 6 de setembro de 1564, Dom García de Toledo, o Marquês de Villafranca e vice-rei da Catalunha, por ordem de Filipe II de Espanha (futuro Filipe I de Portugal), recupera o território para a Espanha.
Em 1540, quando D. João III tencionava abandonar Arzila, o "rei de Beles", pediu que lhe fosse dada a cidade, e afirmou que, em troca, se tornaria tributário do rei de Portugal. Depois de muita hesitação o rei não acedeu a esse pedido.
Hoje o rochedo tem o estatuto de plaza de soberanía (praça de soberania).

O ilhote de Alhucemas (Peñón de Alhucemas em língua espanhola, ou "penedo de Alhucemas") é uma das possessões espanholas localizadas na costa norte de África, no mar Mediterrâneo, a 300 m da cidade marroquina de Al Hoceima. O território, que compreende ainda os pequenos ilhotes do Mar e da Terra, foi oferecido à Espanha pelo Rei de Marrocos no século XVI em troca de proteção contra os turcos otomanos e, como aquele país europeu sempre ali manteve uma pequena guarnição de soldados, estes território é denominado uma plaza de soberanía.


Ficheiro:Alhucemas2.jpg 



As ilhas Chafarinas (Islas Chafarinas, em espanhol) são um arquipélago situado a 4 km da costa nordoeste da África no mar Mediterrâneo (35º 11' N 2º 26' W), que faz parte das possessões espanholas.
Islac01.jpg
É composto por três ilhas principais: a ilha do Congreso, a ilha Isabel II e a ilha del Rey. Este arquipélago encontra-se protegido sob a forma de Reserva Nacional.

A Ilha de Alborão (espanhol: Isla de Alborán) é uma pequena ilha no Mar de Alborão, parte do Mar Mediterrâneo ocidental, a cerca de 50 km a norte da costa de Marrocos e 90 km a sul da província de Almeria, Espanha. É uma possessão espanhola desde 1540, e foi tomada ao pirata tunisino Al Borani na Batalha de Alborão. Alberga hoje uma pequena guarnição da Marinha Espanhola e um farol automático. A sua possessão é reclamada por Marrocos em conjunto com outros territórios insulares e continentais ao longo da costa do Mar de Alborão incluindo as Ilhas Chafarinas, Melila, Ilhéu de Alhucemas, Ilhéu de Vélez de la Gomera e Ceuta, como parte do Grande Marrocos.
Al Borani usava a ilha como refúgio e lugar para fundear após assaltos a navios mercantes que passavam pelo Estreito de Gibraltar, e como plataforma de ataque contra as costas de Almeria.
Ficheiro:Alboran.jpg 
  • Localização: 35° 55' N 03° 02' O
  • Área: c. 71,200 m². Ao pé da ilha fica o Ilhéu de La Nube.
  • Altitude: A ilha é uma plataforma plana que atinge apenas 15 m de elevação.
  • Curiosidades: Em adição ao seu valor estratégico, por volta de 1960 alguns supostos navios de pesca da União Soviética tentaram instalar uma base estável na ilha. Por essa razão o Exército Espanhol estabeleceu uma base permanente em Alborán para o seu controlo e protecção.
Entre as escassas construções existentes, destaca-se o farol (actualmente automatizado). A ilha conta, talvez surpreendentemente, com um campo de futebol.
Situada numa importante zona sísmica de choque entre a placa africana e a europeia, em Alborão ocorrem os epicentros de um significativo número de sismos de baixa intensidade. Em 1899 descobriu-se na ilha um novo mineral que tem o nome de alboranita.
A ilha e proximidades foram declaradas reserva marinha e reserva de pesca em 1997. Em 2003 o Parlamento andaluz aprovou por unanimidade a Lei de Declaração da Paisagem Natural de Alborão, ilhéu de La Nube e águas e fundos marinhos que a rodeiam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário