sexta-feira, 4 de novembro de 2011

ARQUIPÉLAGO DA BERLENGA - PORTUGAL

AREFicheiro:ForteBerlengas-CCBY.jpg


O Arquipélago da Berlenga está situado a 16 km a oeste de Peniche. O arquipélago é um possante bloco granítico.
Fazem parte deste arquipélago três pequenos ilhéus:
  • Berlenga Grande
  • Estelas
  • Farilhões (-Forcados).
A parte mais importante da Berlenga Grande é chamada Berlenga e representa mais de 2/3 da superfície total da ilha. A outra parte chama-se Ilha Velha e encontra-se separada da restante ilha pela erosão maritima.
A Reserva Natural da Berlenga é considerada Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO a partir do dia 30 de Junho de 2011.
Ficheiro:Arquipélago das Berlengas-pt.svg

A ocupação humana da Berlenga Grande (única habitável) remonta à Antiguidade, sendo assinalada como, Λονδοβρίς, Londobris. Mais tarde foi chamada de ilha de Saturno pelos geógrafos Romanos. Posteriormente foi visitada por navegadores Muçulmanos, Vikings, corsários Franceses e Ingleses.
Em 1513, com o apoio da rainha D. Leonor, monges da Ordem de São Jerônimo aí se estabeleceram com o propósito de oferecer auxílio à navegação e às vítimas dos frequentes naufrágios naquela costa atlântica, assolada por corsários, fundando o Mosteiro da Misericórdia da Berlenga, no local onde, desde 1953, se ergue um restaurante. Entretanto, a escassez de alimentos, as doenças e os constantes assaltos de piratas e corsários Marroquinos, Argelinos, Ingleses e Franceses, tornaram impossível a vida de retiro dos frades, muitas vezes incomunicáveis devido à inclemência do mar.

O forte de planta poligonal irregular (orgânica), apresenta uma edificação principal no terrapleno, com doze salas ou quartos onde funcionavam as dependências de serviço (Casa do Comando, Quartéis de Tropas, Armazéns, Cozinha e outros) e mais oito compartimentos inscritos no interior das muralhas. Um corredor sem iluminação dá acesso internamente aos vários pontos da estrutura.
Ficheiro:Belenga.JPG



Nenhum comentário:

Postar um comentário